segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Livro: "Diário de um adolescente hipocondríaco" de Aidan MacFarlane e Ann McPherson

Olá, hoje mostrarei um pouco de um livro bem descontraído e muito legal. Eu particularmente amei, e penso que todos os adolescentes/jovens devem ler. Resumi a história em capítulos. Venha comigo? 
C1
Peter Payne é um menino de 14 anos maníaco por doenças, de carteirinha assinada. Até que um dia sua professora diz a ele que ele sofre de hipocondria. Peter ansioso pesquisa imediatamente o que seria hipocondria,  então ele descobre que ele tinha preocupação excessiva com a própria saúde, por outro lado ele também fica decepcionado, pois não sofria de nenhuma doença grave.
C2
Certo dia Peter estava andando de bicicleta com seu amigo Sam, e pelas tantas ele bate no muro com sua bicicleta e quebra seu braço. Foi ao hospital e teve medo de que teria que tirar sua cueca. Por um lado ele ficou feliz, pois seu braço foi engessado, assim todos seus colegas poderiam assina-lo e também Peter não precisaria participar das aulas de Ed. Física. Porém, seu professor Jones deu um trabalho para ele realizar, no qual teria que recolher relatos de alunos que também teriam sofrido algum acidente, e os relatos iriam para a revista da escola.
C3
Peter tem um diário, na parte do dia que ele está disponível ele escreve como foi seu dia. Peter é apaixonado por Cilla sua colega, ela quis tocar o braço de Peter depois que ele tirou o gesso, pois Cilla havia recusado a assinar antes no gesso. E quando Cilla queria tocar o braço de Peter, ele ficou patético. Os pais de Peter de vez em quando têm brigas feias, isso fez Peter pensar que eles queriam se separar. Peter têm duas irmãs, uma mais velha chamada Sally, e uma mais nova chamada Susie. Então Peter decide pedir a sua irmã mais velha Sally se seus pais iriam de separar e ela disse que não. Pois, os adultos costumam brigar muito, e uma briga de vez em quando é normal, e que isso não significa que as pessoas não se gostam. Como Sally sabia que Peter gostava de artigos sobre saúde. Ela deu uma revista a Peter sobre depressão. E depois de ler Peter conclui que ele não estava deprimido e sim tinha um professor que estava segundo as características de uma pessoa deprimida.
C4
Na escola de Peter, um adolescente de 17 anos vendia maconha para alunos novos. E quando a polícia descobriu, deu jornalistas e policiais por tudo quanto é canto. A mãe de Peter fez um interrogatório a ele para saber se ele já havia consumido drogas, mas ele não havia consumido. Sendo assim, na escola os alunos tiveram diversas palestras sobre as drogas e Peter leu artigos para conhecer mais sobre o assunto.
C5
 Susie, a irmã mais nova de Peter saiu com sua mãe para fazer compras. Peter quando estava procurando sua única camisa que ainda estava limpa, achou na última gaveta da cômoda de Susie, o diário dela. Ele não iria ler, mas como ele caiu aberto em sua mão. Ele leu, e descobriu várias coisas sobre sua irmã, e que ela ainda não havia menstruado e ele descobriu como acontecia e o que era a menstruação.
C6
Peter começa a ter palestras em sua escola sobre a puberdade, e ele diz que não vê a hora de sua voz ficar grossa. Ele diz já ter pelos pubianos. Peter diz que seu tio lhe deu uma maquina para barbear "seu bigode". Ele também diz que já estão aparecendo pelos debaixo do braço, mas ele não liga muito para isso pois, é só por uma camisa de manga comprida e pronto. Peter diz que não queria ter um peito cabeludo, pois acha horrível. Peter resolveu convidar Cilla para ir ao cinema, porém, ela já havia combinado com Randy Jo, e Peter se sente um completo fracassado.
C7
Peter se depara com espinhas gigantescas, com a pele gordurosa, e ele acha tudo isso muito nojento. No dia seguinte no colégio, Cilla pede a ele o que ele teria feito com a cara para chegar naquele estado. Peter pensou que precisaria de uma pá para descobrir o que acontecia com a pele dela, pelo monte de maquiagem que ela usava. A mãe de Peter deu uma pomada e um artigo chamado “Um problema espinhoso”. No artigo estava escrito que 70% da população adolescente tinha  acne em algum momento da sua vida. Até o dia do baile de sua escola as espinhas já haviam diminuído bastante, mas ainda havia algumas. No baile Peter dançou uma vez com Cilla, mas não aconteceu nada de mais.
C8
Certa noite quando Peter não consegue dormir, ele vai a cozinha tomar um leite, pensando que todos já estavam dormindo, porém ele houve sua mãe e sua irmã mais velha conversando. Ele gruda a orelha na porta e escuta sua irmã dizendo á mãe que ela poderia estar grávida, pois numa relação sexual que ela teve com seu namorado Mike, nenhum dos dois usou um preservativo. Então a mãe de Sally decidiu leva-la ao médico no dia seguinte. E Peter pensa que a insônia dele era fichinha perto do problema de Sal.
C9
A mãe de Peter e Sally foram ao médico, mas ela não estava grávida, porém mesmo assim Sally termina com seu namorado Mike. Susie, a irmã mais nova de Peter pega um resfriado feio, e não parava de fungar. E Peter achava tudo isso muito nojento, além do fato do papel higiênico do banheiro terminar. Num programa de rádio eles estavam comentando com uma médica que a epidemia estava em alta, e o motivo seria pela época ter muito pólen no ar. Então Peter liga para a rádio pedindo se a epidemia era contagiosa, e o que ele poderia fazer para o nariz de sua irmã parar de escorrer. Com os dados recebidos, Susie segue as indicações e melhora. E Peter fica feliz pela irmã ter parado com aquela nojeira e por ter papel higiênico no banheiro.
C10
Certa noite quando Peter estava sozinho em casa, viu uma fumaça saindo do ginásio ao lado de sua casa. Foi ver o que era, e encontrou alguns colegas seus. E eles estavam fumando. Os colegas já começaram debochar dele, pois ele só falava de saúde e coisas relacionadas a ela. Então os colegas ofereceram um cigarro a Peter, e ele para não se passar por fracote aceitou. Indo para casa não parava de tossir, comprou algumas balas para disfarçar o hálito do cigarro.
C11
A irmã de Peter, Susie estava na escola encenando Romeu e Julieta. Peter decidiu ficar em casa e viu que o diário da irmã estava destrancado, então ele não se conteve e leu o diário da irmã e descobriu que ela já havia menstruado duas vezes. E também leu da decepção da irmã por perder a corrida de 400m. Pois ela havia torcido o tornozelo.
C12
Chegam às férias de verão, Peter e sua família vão acampar, nas malas Peter entope de livros de medicina e medicamentos, porém a mãe dele vê e manda ele desfazer as malas e colocar mais roupas. Ele tira os livros da mala, mas coloca-os numa sacola em baixo do banco do carro. No acampamento só chovia, e quando chegou o sol Peter ficou todo queimado e vermelho.
C13
Na volta das aulas Cilla estava toda bronzeada, e Peter pensou em pedir a ela para namorar. O Prof. Rogers de biologia devolveu as provas de biologia sobre DST’s e métodos anticoncepcionais. Peter foi o aluno que tirou as melhores notas nas provas. Porém, Peter fica deprimido, pois ele havia convidado Cilla para ir ao cinema e ela não quis.
C14
A Irmã de Peter, Susie se acha gorda. Então ela decide mandar uma carta para um programa de TV que tinha um projeto sobre autoestima. Susie disse ao programa que sofria zuação por ser gorda. O programa lhe respondeu com palavras de apoio, e que ela não devia dar atenção a essas pessoas de baixo nível, pois ela poderia mudar a situação, o que ela precisava era ter era autoconfiança.
C15
Peter vai ao cinema com Cilla, finalmente ela aceitou sair com ele. E quando eles estavam de mãos dadas, ele transpirava muito.
C16
Peter foi ao dentista e teve que fazer uma obstrução. E o dentista dele disse que uma em cada três pessoas com mais de 16 anos não tem mais nenhum dente. Esse dado deixou Peter pasmo.
C17
Numa festa onde havia fogos de artifícios, muitos adolescentes ficaram feriados, e um amigo de Peter, Nick pegou queimaduras de segundo grau, mas Peter, apenas pegou algumas bolhas, queimaduras de primeiro grau. Peter também estava resfriado e com muita dor de cabeça, ele chegou a ter sua temperatura de 40 ºC. Mas passou.
C18
Peter melhora e começa a ir à escola de novo. E ele tem que pegar todos os conteúdos que perdeu. Certo dia Peter faz um exame de visão, e então ele consulta ao oculista, e Peter teve que usar óculos, o oculista disse a ele que a cada cinco crianças, uma já usa óculos. Peter não gostou muito da ideia, mas acabou se acostumando. Quando Peter estava fazendo compras de Natal, ele se encontrou com Cilla, e ela gostou dos óculos dele, e convidou Peter para ir numa festa na casa da prima dela.
C19

Peter estaca em dúvida se ia ou não a festa com Cilla, ele acabou indo, e lá ele dançou e bebeu muito. E no dia seguinte teve sua primeira ressaca, estava muito cansado, dor de cabeça e sono. A irmã dele, Saly disse que tinha feito um trabalho sobre álcool no ano anterior e tinha descoberto que a cada dez crianças abaixo de 14 anos, nove já ingeriram álcool. No fim de ano, Sam fez uma festa, e quando era meia-noite Peter e Cilla se beijaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário