domingo, 1 de setembro de 2013

Livro "As vantagens de ser invisível" de Stephen Chbosky


Charlie é um garoto muito solitário, sensível e ao mesmo tempo muito observador. Ele escreve cartas para um amigo, um amigo que é um completo mistério já que ele não conta quem é, tenta ser anônimo ao mesmo tempo em que assina as cartas com seu nome.
Charlie narra sua história de uma forma muito parecida com um diário e, todo livro gira em torno do que o Charlie conta para seu amigo, como se ele estivesse contando para você oque tem acontecido em sua vida. Não é narrado como a maioria dos livros, não passamos todos os dias com o Charlie e não presenciamos as coisas banais que o personagem faz. Ele compartilha apenas seus pensamentos, sentimentos e os acontecimentos mais importantes da história.O modo como ele pensa, oque ele sente e oque acha do mundo foi uma das partes mais atraentes na escrita de Stephen Chbosky. 
A vida de Charlie começa a ser contada no começo do livro mostrando um pouco de como as coisas são, oque ele pensa sobre a escola, oque aconteceu com seus antigos amigos e algumas partes relembrando sua infância.  Charlie é do tipo que vê o significado das coisas, ele observa, analisa, questiona e apesar disso ainda é inteiramente inocente.
Ele é do tipo que quer ser o melhor amigo para todos, faz oque pode para agradar e os coloca acima de si mesmo. Charlie tenta participar, fazer amizades e ser um garoto normal, mas apesar de seus avanços durante toda a história ele não chega a mudar muito neste sentido e continua preso a suas lembranças e sentimentos do passado.
Charlie é solitário até que faz amizade com uma garota e um garoto que são veteranos da escola, não muito populares mais que o aceitam e o acolhem em seu grupo. É ai que todo o mundo em que Charlie vive e toda a sua realidade muda, ele saí do torpor em que vive e começa a realmente viver todas as experiências da adolescência.
Ele vive entre altos e baixos e, tenta superar seus problemas e viver o momento, para quem sabe finalmente participar de algo. Ele faz amigos, vai á festas, aparece nos bailes e ouve muita música, mas apesar disso continua sendo o mesmo garoto do começo da história.
Ele acompanha os problemas de sua família, a falta de atenção, os segredos, a decepção e todos os acontecimentos envoltos na vida e no crescimento de seus amigos.
Um livro onde os acontecimentos nunca param e  mesmo quando ele não está contando nada demais, ele está divagando o significado de algo em que nós mesmos já devemos ter refletido algum dia.

E por fim uma história que apesar de não parecer tem seus mistérios e suas incógnitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário